quinta-feira, 31 de maio de 2012

Trocas de palavra-passe


Ter a palavra -passe "do nosso mais que tudo ", é falta de confiança ou é uma forma de não se ter nada a esconder?
Confesso que sempre gostei da minha privacidade, não por querer esconder algo, mas porque gosto de ser eu a ler os meus emails, posso ou não partilhar isso com o meu marido. Não me importo nadinha que ele por algum motivo qualquer que precise, vá ao meu email buscar ou reencaminhar qualquer coisa. Mas detestaria receber um email e fosse ele o primeiro a ler. Num mundo virtual cada vez mais perigoso, onde se começam amores e se destrói outros tantos, a confiança é a palavra passe mais importante para o sucesso da relação. Quanto à partilha da palavra passe no facebook por exemplo, eu tenho a do meu marido e ele por sua vez também tem a minha, usamos particularmente para cuscar alguma pessoa que por acaso não está nos amigos comuns (eu uso mais que ele, claro...). Por vezes até estamos juntos a cuscar no facebook ou então a ler emails. 
O mesmo se passa com o telemóvel, não vasculhamos o telemóvel um do outro, mas também não o escondemos, se uma msg chega a um ou a outro telemóvel, a pessoa que estiver mais perto dele, abre na maior das naturalidades e lê , óbvio que temos sempre o consentimento do outro...

10 comentários:

  1. sem dúvida...a confiança acima de tudo:)

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho a palavra passe do meu marido e ele têm as minhas, tanto do facebook como do blog, mas raramente lá vou e muitas vezes até me esqueço que a tenho. Quanto a mesagens no telemóvel, não vejo nem me lembro de ir ver, tenho confiança nele. De vez em quando ele vai cuscar as minhas mensagens, mas não me importo nada com isso, não tenho nada a esconder. :))

    ResponderEliminar
  3. Falta de confiança porque quando se confia numa pessoa nao há necessidade de ver os seus mails e msgs nem de sequer pedir as suas passwords.

    Nao concordo com esse tipo de partilhas e acho que o "entra no meu mail para reencaminhar qq coisa", "cuscamos juntos no facebook" ou "lê uma mensagem que é para mim porque está mais perto" acabam por ser desculpas inventadas para justicar algo que, no fundo, nao é natural: a invasao de privacidade (consentida ou nao).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo que seja invasão de privacidade, encaro isso como "não temos nada a esconder", somos os melhores amigos um do outro,se partilhamos tanta intimidade pq não se pode tb partilhar um email ???? Qd falo em ver msg, eu própria digo lê aÍ a msg que chegou pq por algum motivo não posso pegar no tlm....Se houvesse desconfiança, havia o medo da outra pessoa em deixar ver seja o que for...o que não é o caso. Nós partilhamos um Amor, uma Vida, Filhos e emails :) Qual o mal nisso ?? A invasão está onde a querem ver.

      Eliminar
    2. Na minha opiniao, o meu facebook, mail e telemóvel pertencem-me somente a mim. Fazem parte deles a minha familia, os meus amigos de toda a vida, contactos profissionais, experiências e fotos de vários anos e acho saudável cada um ter a sua privacidade sem que ninguém (especialmente o namorado/marido) lhe peça as suas passwords porque "nao há nada para esconder".

      Isso para mim é pura manipulaçao, se querem pedir passwords peçam mas sem usar motivos incoerentes para tentar justificar (porque se nao há nada para esconder, entao nao há razao para desconfiar e cuscar a vida do outro).

      As cartas de antigamente foram substituídas pelos mails e mensagens de tlm/facebook que recebemos todos os dias e se há uma coisa que sempre me ensinaram foi a nao abrir as cartas dos outros.

      Eliminar
    3. É a sua opinião e respeito por isso mesmo. A minha é bem diferente, o importante é o que nos une. Sabemos bem quem temos ao lado, não vivemos a nossa vida a tentar vasculhar o email um do outro porque não temos a senha do email um do outro, se for ler melhor lá diz "Quanto à partilha da palavra passe no facebook por exemplo, eu tenho a do meu marido e ele por sua vez também tem a minha"...por isso só temos a senha do facebook e não vejo mal algum nisso, aquilo não é para engatar, se fosse o engate a nossa intenção usaríamos outros meios e certamente iamos saber como esconder...Ler e mails e reencaminhar, são mails de interesse dos dois, e eu cm estou em casa e ele a trabalhar tem mais facilidade que eu em imprimir ou dar o seguimento necessário ao email...cada um é livre de ter a sua opinião e a minha é que partilhamos o que nos bem apetece sem ter que justificar a terceiros, não guardo fotos (nem ele) de vários anos, são mails para tratar de assuntos ou profissionais ou familiares, Nunca mails de engates e passados, porque o passado de cada um ficou cm a própria palavra o diz no Passado.
      Tenho a palavra passe do facebook da minha irmã e da minha sobrinha isso quer dizer que desconfio delas e elas de mim ??? LOOOL

      Eliminar
  4. Por mim a minha "Mama Smurf", pode ter acesso até ao meu código do VISA, pois parece-me bem mais preocupante uma mulher com o código do VISA do que com a palavra passe do e-mail/blog/facebook.
    por amor de Deus, seja o homem, seja a mulher, se quiser fazer alguma coisa a escondida não vai utilizar aquilo que é óbvio, penso eu....

    ResponderEliminar
  5. Quem quer esconder, esconde e eu e o meu marido também não temos isso como segredo, no meu pc estão gravadas as minhas senhas e as dele e no dele as minhas, as sms sim lê o que está mais perto com 3 filhos, muitas vezes são deles para os irmos buscar. Uma vida sem segredos é tão mais fácil e como tu dizes se partilhamos tanta coisa onde é que está o problema de partilhar o facebook, o telemovel e o blog, até os meus filhos lêm o blog, não escrevo lá mentiras, todos podem ler. Leope continua que estás bem, muito bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho as palavras passes dele e ele sabe as minhas a confiança é quando não temos nada a esconder e o á vontade das ditas palavras-passe assim o revelam apesar de não gostar mt que ele vasculhe as minhas coisas :) mas somos como vcs se o telemóvel toca msg quem estiver mais perto vê,bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Nunca lhe dei a minha porque nunca fez falta... mas sei a dele, porque ele me pediu para ver algo no mail.

    ResponderEliminar